Espaço Livre

Existe Vida Fora da UFPI






Aulas, seminários, trabalhos, textos, livros, xerox... São diversos nossos afazeres como estudantes universitários e nós, alunos de graduação, envolvemo-nos tanto com a vida acadêmica que, por alguns momentos, chegamos a agir como se o mundo fosse restrito ao campus da universidade. Presenciamos (vivenciamos) discussõezinhas sobre determinado aspecto, ou conceito, presente na obra de um autor qualquer e, às vezes, não enxergamos que esses debates, na maioria dos casos, possuem o objetivo único de alimentar vaidades, acariciar egos. “Comprovar a superioridade dos meus argumentos sobre os dele (a)”.

Corremos feito loucos atrás de diplomas, títulos, certificados, papéis, e não reparamos sequer no vendedor de desinfetante caseiro com sua bicicleta velha e sem freio ou nos trabalhadores que vendem vales transportes pelas ruas da cidade. Pedantes, fechamos os olhos a tudo que nos é alheio e ficamos assim: presos dentro de nós mesmos.

Final de semana passado, na zona norte de Teresina, um boi morreu, o Estrela Dalva e poucas pessoas, a não serem aquelas que já estavam ligadas a brincadeira do bumba-meu-boi, tomaram nota dessa grande festividade da cultura popular piauiense. Agora, a quem tiver interesse, o blog desse grupo de Bumba-boi: http://www.bumbameuboiestreladalva.blogspot.com/